Veja também:

 

» Eventos
» Jornal Ibiti



Lembrar senha

Condições climáticas interferem na manutenção de guias e sarjetas antigas


Notícia publicada em 02/12/2015 - Visualizada 2217 vezes


Condições climáticas interferem na manutenção de guias e sarjetas antigas

Por Fábio Duran

 

O Ibiti é um dos mais antigos loteamentos de Sorocaba e grande parte das guias e sarjetas são pré-moldadas, que faz com que o gramado cresça nos vãos e rachaduras, e as condições do tempo podem interferir com que a manutenção perdure por pouco tempo. “Nós limpamos os matos das guias e em dez dias o mato já está grande de novo”, esclarece Evandro Lucio, coordenador de Serviços gerais. Ele também cita que o tipo de grama existente no Ibiti é outro fator significante, “o gramado é brachiaria e batatais, gramas que crescem muito mais rápido que uma do tipo esmeralda”, descreve.  “E quando chove os funcionários do campo não conseguem fazer as atividades, e a chuva seguida do calor é como se fosse adubo”, ilustra.

 

A engenheira civil, Sonia Cardoso, explica que a guia extrusada é feita diretamente no local onde será implantada a rua, enquanto a pré-moldada é feita na empresa de pré-moldados, e depois, colocada uma após a outra unida com uma massa de cimento.  “Com o passar do tempo trinca, proporcionando a entrada de água e o desenvolvimento do mato e ervas daninha cujas sementes estavam na terra”, complementa a engenheira.

 

A manutenção do Ibiti se configura em limpeza das ruas, revitalização das sinalizações de chão, poda de árvores que interferem na passagem de carros ou pedestres, roçagem de terrenos não murados, entre outras. São 13 funcionários responsáveis pela manutenção do Parque Ibiti e três para o Clube Ibiti.

 

Atenção

 

“Por mais que usamos a tela de proteção, procurem evitar ficar próximos da roçagem, tanto pessoas quanto ao estacionar o carro”, pede Evandro Lucio, alertando que a medida busca evitar acidentes e prejuízos, pois no momento da manutenção pode haver algum objeto que pode disparar em alguém ou algum veículo.

 

Depositar lixo e entulho em terreno próprio ou alheio, além de infringir a artigo 12-C do Regulamento Interno, atrapalha no trabalho da manutenção.  “Desde areia, pedra, ferro, tijolos e trilhos dificultam a roçagem, corre risco de acidente com funcionários, e quebra de equipamentos”, calcula o supervisor de serviços gerais.

 

 

 

Leia também

Leia também

Leia também

Leia também

Leia também

Ver todas notícias

Banner