Veja também:

 

» Eventos
» Jornal Ibiti



Crianças do Ibiti se destacam no judô


Notícia publicada em 17/05/2016 - Visualizada 1248 vezes


Crianças do Ibiti se destacam no judô

Texto por Fábio Duran | Fotos cedidas pelas famílias Fieri e Ruiz

 

No dia 10 de março foi realizada pela Federação Paulista a Copa São Paulo de Judô, no Ginásio do Ibirapuera, onde a atleta do Ibiti do Paço, Tainá Boccardo Ruiz, de 9 anos, representando o Sesi Sorocaba, sagrou-se Vice-Campeã na Categoria Sub 11 Super Ligeiro. Teve ao seu lado como técnico o Sensei Edison Pires, professor de judô do Clube Ibiti, que admira a disciplina e crescimento das alunas que vem participando dos campeonatos, “elas começaram na faixa branca comigo e hoje a Taina é faixa amarela sendo que não é mais graduada por não ter idade; e a Isabela é faixa laranja”, conta. Esta competição é uma das mais importantes do calendário nacional, no qual participam atletas de todo o país.

 

O Campeonato Paulista de Judô teve sua primeira etapa no dia 09 de abril com o Campeonato Regional, no Ginásio Municipal Ayrton Senna, em Taboão da Serra. A atleta Tainá sagrou-se Campeã na Categoria Sub 11 Super Ligeiro e a atleta Isabella Amaral Fieri, 12 anos, também moradora do Ibiti do Paço, sagrou-se Vice-Campeã na Categoria Sub 13 Pesado. Ambas são da turma de judô do Ibiti do Paço e lutaram pela equipe do Sesi Sorocaba. Com estes resultados se classificaram para a próxima etapa que foi realizada dia 17 de abril, na cidade de Registro, em que Tainá conquistou o terceiro lugar, se classificando para a próxima etapa, que ainda não tem local e data definidos. Isabela Fieri, infelizmente, não conseguiu se classificar em sua categoria.

 

Milton Ruiz, pai de Tainá, não esconde o orgulho e conta que a filha, que sempre gostou do esporte, vem se destacando dos últimos anos e que o Ibiti Clube foi importante neste processo. “A Tainá sempre falou que queria lutar Karatê. Foi aí que descobrimos que haviam aulas de Judô no Ibiti do Paço. A facilidade de acesso, e o fato de estarmos dentro do loteamento, o que nos oferece muito mais segurança, praticidade e economia de tempo e combustível, foram pontos favoráveis para a prática de esporte aqui no Ibiti”, destaca. Ele também conta que o esporte no Ibiti propiciou ao seu filho Giovani, de 12 anos, iniciar no Futsal. “A partir daí ele começou a disputar competições em Sorocaba e estaduais de Futsal e Futebol de Campo”, revela o pai, contando que seu filho vem participando de campeonatos desde 2014, “ou seja, o Ibiti tem um grande potencial de iniciação ao esporte”, pondera.

 

Os pais de Isabela, Silvia e Roberto Fieri, contam que sua filha encara com naturalidade o ‘perder e ganhar’ das etapas onde tem participado e que, seguramente, os resultados obtidos nas etapas serviram como um grande estimulo para a continuidade e empenho nos treinos. “Acredito que a circunstância do Ibiti ter permitido a ela ter um maior contato com o esporte tenha sido determinante na escolha dela de participar do campeonato”, revelam, “a Isabella já havia tido contato com o Judô na escola, porém, pela falta de continuidade na escola houve um esfriamento do interesse, entretanto, assim que retomou as aulas dentro do clube, o gosto pelo esporte voltou com mais força”. O pais optaram por deixar a filha escolher o ritmo que quer empregar nos treinos, “nosso intuito é que o esporte seja algo prazeroso, a postura dela nos trouxe uma surpresa agradável, pois, ela se empenha ao máximo para não faltar aos treinos”, conta orgulhosa.

 

O pai de Tainá, Milton Ruiz, ainda lembra da importância do esporte na vida das crianças. “Tudo isso reflete a nossa vida e o nosso cotidiano, além de manter corpo e mente sãos em uma época em que as crianças adoram ficar na frente de computadores, vídeo games, televisores e celulares, tornando-as sedentárias e trazendo como consequências doenças e problemas de saúde, além de obesidade”, pondera. Edison Pires consente e lista as características que são desenvolvidas com o esporte. “O judô trabalha disciplina, coordenação motora, concentração, raciocínio lógico e outros mais; tanto que foi indicado pela Unesco o esporte mais completo e eficiente para crianças à adultos”, afirma.

 

Veja mais fotos:

Leia também

Leia também

Leia também

Leia também

Leia também

Ver todas notícias

Banner