Fique Atento! Escorpião e animais peçonhentos
Notícia publicada em 26/10/2017 - Visualizada 4090 vezes

Por Fábio Duran
O verão está chegando e com isso vem também a atenção para evitar problemas com animais peçonhentos. Em meados de outubro uma moradora levou até a administração um pequeno escorpião, já morto, que encontrou em sua casa. Com isso enviamos um ofício à Zoonoses da cidade que respondeu com as orientações de como o morador deve proceder caso encontre animais peçonhentos, inclusive Aedes aegypti.
O próprio morador deve registrar a ocorrência pelo telefone 156 ou pelo site www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Este site é a porta de entrada para qualquer tipo de reclamação ou solicitação à Prefeitura, no qual gera um número de protocolo para acompanhamento da solicitação.
“Chegando a ocorrência para nós, encaminharemos uma equipe até o imóvel para verificar onde está o foco dos animais, se existem fonte de alimento, abrigos, e daremos as orientações necessárias de prevenção e controle de escorpiões, bem como prevenção de acidentes, não somente no imóvel no qual apareceu o escorpião, como nos imóveis vizinhos”, informa Thais Buti, Chefe da Divisão de Zoonoses - Secretaria da Saúde da Prefeitura de Sorocaba.
O site do Governo do Estado de São Paulo alerta, em seu site, sobre os procedimentos que não devem ser adotados em caso de ataque de escorpião: “Não se deve apertar o local da picada, nem cortar ou furar na tentativa de extrair o veneno. Ações que, além de não ajudarem, podem levar a complicações”.
Em caso de acidente recomenda calma e encaminhamento ao socorro médico mais próximo, se possível levando o animal que causou o acidente. “Somente o médico pode definir o tratamento ou medicamento a ser adotado pela vítima”, alerta a Zoonoses.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONTROLE DE ANIMAIS PEÇONHENTOS (Escorpiões, aranhas, lacraias, serpentes)
|
|
Áreas comuns, jardins e quintais:
|
Áreas intra-domiciliares:
|
Fonte: Secretaria de Saúde de Sorocaba |
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também